A atividade de telemarketing cresce 10% ao ano contando em números atuais com 850 mil funcionários espalhados por todo o Brasil com um lucro de 10,0 bilhões em 2010.
Em nosso estado (PE) o setor de Call center e as atividades de telemarketing tem crescido em proporção astronômica. Tudo é claro, em cima das costas dos trabalhadores, que se encontram à míngua de direitos trabalhistas. Em alguns casos inclusive, recebendo remuneração mensal inferior ao mínimo nacional.
É lógico. As empresas de Call Centers saem do eixo sul-sudeste que tem um custo de produção elevado e se direcionam para a região norte-nordeste em busca de menores salários e menor custo de produção.
Com esse raciocínio, o setor bancário resolveu utilizar dos serviços de telemarketing e “terceirizar”[1] as suas atividades principais, reduzindo o custo que tinham com os seus empregados bancários em detrimento da contratação de milhares de operadores de telemarketing terceirizados do banco para realizar os serviços inerentes ao setor bancário através de empresas como CONTAX e CSU.
O Sintelmarketing/PE é veementemente contrário a qualquer realização de atividades-fim de outros setores, principalmente os bancários, que há muito tempo vem lutando pelo avanço e progresso social de sua categoria.
É injusto que uma categoria que há décadas vem lutando pelas melhorias de condições de trabalho seja simplesmente deixada de lado enquanto os patrões acham outros trabalhadores (operadores de telemarketing) para explorar.
Sendo assim, o sindicato adota uma postura de repúdio à terceirização de atividades-fim, quaisquer que sejam em especial a dos bancários (já que esta é uma das mais prejudicadas), e oferece assistência jurídica gratuita àqueles trabalhadores que prestam serviços nas empresas de telemarketing mas que na realidade exercem serviços de bancários (abertura de contas, prospecção de clientes, oferecimento de crédito, cobrança e etc...).
O lado bom é que os Tribunais trabalhistas brasileiros são unânimes em garantir a igualdade de direitos dos trabalhadores em telemarketing com os trabalhadores bancários, condenando as empresas ao pagamento de iguais salários, auxílios alimentação, cesta básica, participação nos lucros e resultados (dos bancos), vales-transporte, reajuste salarial e indenização pelo trabalho aos sábados (os bancários tem repouso nesse dia) dentre outros.
Procure o sindicato, nós temos assistência jurídica especializada e gratuita para fazer valer os seus direitos.
Arthur Coelho Sperb
Advogado do SINTELMARKETING/PE - SINDICATO DOS OPERADORES DE TELEMARKETING E TRABALHADORES EM EMPRESAS DE TELEMARKETING DO ESTADO DE PERNAMBUCO
[1] Terceirização é o processo pelo qual uma empresa deixa de executar uma ou mais atividades realizadas por trabalhadores diretamente contratados e as transfere para outra empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário