De
acordo
com dados da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do
Trabalho e Emprego relativos ao ano de 2011, a categoria de trabalhadores que atua no setor de telemarketing é composta, em sua maioria, por mulheres (74% da força de trabalho), jovens (71% dos trabalhadores tem entre 18 e 29 anos), de classes média e baixa, com nível de escolaridade correspondente ao ensino médio completo (82,9%), que estão ingressando no mercado de
trabalho, sub-remuneradas (81,3% percebem até
dois salários mínimos).
A mão de
obra empregada no serviço de call
center
também é uma das mais
rotativas do
país (de acordo com dados do
DIEESE, a categoria de teleatendimento observou, em 2011,
uma taxa de rotatividade bruta de 63,6% e uma taxa de rotatividade descontada
(desconsiderados desligamentos a pedido, transferências de localidade,
aposentadorias e falecimentos, da ordem de 41%).
Segundo estudo feito pela Fitratelp, coordenado pela Dra. Renata Dutra, entre os principais problemas enfrentados plea categoria estão a falta de objetividade dos
critérios para o pagamento da remuneração variável e compatibilidade com a
jornada e com a produção média dos trabalhadores, além do estímulo exagerado à competição entre os trabalhadores e a exigência de metas inalcançáveis.
Na fiscalização da CONTAX S.A em
Pernambuco (Unidade Santo Amaro, em Recife) verificou-se que
mais de 90% dos trabalhadores não alcança a RV mais elevada. Também se verificou que os trabalhadores não conheciam, com clareza, os critérios para recebimento da RV (Relatório SIT).
mais de 90% dos trabalhadores não alcança a RV mais elevada. Também se verificou que os trabalhadores não conheciam, com clareza, os critérios para recebimento da RV (Relatório SIT).
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