Mão de obra mais barata assegura crescimento maior que a
média nacional. Faturamento do setor é de R$ 6,6 bilhões!
Atuamos num setor do mercado de trabalho composto por 850 mil trabalhadores. Estima-se que em 2010 seremos 1 milhão e a taxa de crescimento é de 10% ao ano. Tendo 45% dos trabalhadores entre 18 e 24 anos, o setor de telemarketing é considerado a principal porta de entrada dos jovens no mercado de trabalho.
A expectativa para 2010 é de que sejam criados mais de 100 mil novos postos de trabalho em todo o país. Apenas duas empresas em Pernambuco serão responsáveis pela criação de 1,1 mil novas vagas.
Segundo Aloísio Acioli, diretor de Call Center da Provider, “Só com o número de propostas que recebemos esse mês, já temos garantido um crescimento de 15% para o primeiro trimestre”. Segundo o proprietário da Datamétrica, Alexandre Rands: “Vamos crescer entre 40% e 50%” (Diário de Pernambuco, 23/01/2010). A Contax, que já emprega mais de 7 mil funcionários, irá inaugurar um novo centro de operações no mês de março, no Bairro de Santo Amaro, no Recife, com capacidade para 15 mil postos de trabalho (JC, 28/02/2010).
O motivo de tão acelerado crescimento, o Sr. Alexandre Rands revelou em entrevista publicada no Jornal do Commercio: “o Nordeste ainda não é o grande centro de call centers, mas a tendência é haver uma migração. A região está ganhando competitividade, por ter uma mão de obra mais barata e custo com transporte menor”.
Ocorre que a remuneração média de um operador de telemarketing no estado de São Paulo é de R$ 750. A média nacional é de R$ 650 e em Pernambuco paga-se, em média, R$ 510.
Os baixos salários e as pressões sofridas pelos operadores para atingir os objetivos comerciais das empresas foram responsáveis pelo faturamento de R$ 6,6 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Telesserviços (ABT). Mas não é só isso. Estudo da Fundacentro revela que as condições de trabalho a que estão submetidos os operadores de telemarketing comprometem o desenvolvimento da inteligência, da emoção, da sociabilidade e pode até causar impactos psicológicos (Revista Trabalho, nº 4).
De fato, como afirmou a revista Carta Capital “os operadores de telemarketing são considerados os metalúrgicos dos dias atuais. A função surgiu como fruto das novas relações de trabalho e do avanço tecnológico, mas carrega problemas parecidos aos das antigas linhas de produção industriais” (Carta Capital, 13/11/2009).
Portanto, cabe a nós repetirmos as demonstrações de força dos metalúrgicos da década de 80 para conquistarmos melhores salários e melhores condições de trabalho. Somente unidos no nosso sindicato teremos força para derrotar a ganância dos donos das empresas.
Filie-se ao Sintelmarketing-PE. Não fique só, fique sócio!
Realmente tudo o que foi citado acima está correto.
ResponderExcluirTrabalho em um call center e realmente o abuso é constante. as pressões sofridas por nós operadores de telemarketing é absurda. Todos os dias é uma tortura ter que ir ao trabalho sabendo das pressões psicologicas que vou sofrer.
Todos os operadores de telemarketing deveriam agir para uma melhor estrutura empresarial,um melhor salário e uma rotina de trabalho sem tanto stress.
Infelizmente não é só Caruaru que tem um salário vergonhoso, A CONTAX no Rio também paga R$510,00 a seus operadoradores. A cada dia os salários estão menores e as empresas não percebem que o call center é a cara de sua empresa. Nào adianta investir em propaganda e na marca se o atendimento que o cliente tem quando liga deixa a desejar.
ResponderExcluiracácio araujo recife -pe
ResponderExcluiré uma verdade ,mas minha empresa ainda paga o pior salário, trabalhamos para tim ,nosso salário é R$ 468,00, menos que o mínimo e ainda nos contrataram com uma categoria de atendente 1 ,e não operador de telemarketing ,é vergonhoso ,e ela consegui estrapolar a barreira do sinismo e muda nossa função para telemarketing ativo nos mantendo na mesma função da carteira ,estipulando metas difíceis de atingir , minha empresa é csu-recife.
Eu moro em São Paulo,e a média de salário também é a mesma:510,00 nos grandes Call centers.Acima de 600,00 é só para quem tem experiência meesmo,ou quem tem o "perfil" pré determinado pelo cliente dos call centers.Fora a pressão psicológica a que são submetidos os trabalhadores,por isso que muitas vezes alguns tem que pedir afastamento por saúde.Uma vergonha,tem que mudar isso,já que também telemarketing virou uma profissão discriminada.
ResponderExcluirOLÁ BOA NOITE,REALMENTE O SALÁRIO DOS ATENDENTES TELEMARKETING É MUITO BAIXO DO ESTADO DE PARNAMBUCO,POREM A DA EMPRESA CSU CONTACT- RIO DE JANEIRO,É AINDA MENOR, PORTANTO O SALÁRIO DE PERNAMBUCO NESSA ÁREA,NÃO ESTÁ TÃO BIAXO QUANTO A DE ONDE TRABALHO, QUE É DE 467,00, A ÚNICA DIFERENÇA,É QUE O AMBIENTE É MUITO GOSTOSO,EXISTE O RESPEITO, EXISTE SUAS OBRIGAÇÕES, MAS TUDO DENTRO DAS NORMAS!
ResponderExcluirLÁ NÃO TEM ESSA DE ESPLORAÇÃO NÃO !!!
SENÃO É PROCESSO NA CERTA. rs rs
ABRAÇOS.